domingo, 23 de setembro de 2007

#9 - igreja de São Gualter/ church

Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos
Igreja de São Gualter

Situada num ameno e formoso local, hoje conhecido por Largo da República do Brasil, levanta-se com notável elegância a Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos, popularmente conhecida por Igreja de São Gualter.
Iniciada em 1769, a igreja de São Gualter foi provavelmente a última obra concebida por André Soares (1720-1769), o artista bracarense que, no Norte do país, levou mais longe as potencialidades do barroco e melhor interpretou as possibilidades e limites de um rococó de expressão católica, privilegiando uma maior depuração arquitectónica e decorativa, em detrimento do gosto rocaille que marcou outras obras suas.
Em termos arquitectónicos, a igreja é rectangular, com nave única de ângulos côncavos, e fachada principal ondulada e convexa.
As torres laterais são mais recuadas e foram erguidas na década de 1860 pelo arquitecto portuense Pedro Ferreira. Estas não estavam previstas nos desenhos de André Soares e, de acordo com algumas gravuras do século XIX o aspecto inicial da fachada da igreja era mais desafogado, fazendo sobressair a secção central e aumentando o efeito cénico de dinamismo, provocado pela ondulação do pano murário.
Estas torres pela sua notável altura e final pontiagudo, precisavam ser defendidas por um pára-raios, que sendo o primeiro que se usara em Guimarães, foi ali colocado em 1870.
É hoje uma das mais belas e completas igrejas da cidade, sede das celebrações religiosas das Festas Gualterianas.

Church of Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos
Church of São Gualter
Located in a quiet and beautiful place, today known by Square of the Republic of Brazil, gets up with notable elegance the church of Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos, popularly known by Church of São Gualter.
Initiated in 1769, São Gualter's church was probably the last work conceived by André Soares (1720-1769), an artist that, in the North of the country, took far away the potentialities of the Baroque and best interpreted the possibilities and limits of a rococo of Catholic expression, privileging a larger architectural and ornamental depuration, in the detriment of the rocaille taste that marked his other works.
The church is rectangular, with only one chamber of concave angles, and wavy and convex main facade. The lateral towers are more retreated and they were raised in the decade of 1860 by the architect Pedro Ferreira. These were not foreseen in André Soares' drawings and, in agreement with some engravings of the century XIX the initial aspect of the facade of the church was more relieved, making a stand out the central section and increasing the dynamic effect provoked by the undulation of the walls.
Because of its notable height and sharp ending, these towers needed to be protected with a lightning-rod, that being the first that it had been used in Guimarães, it was placed there in 1870.
This church is today one of the most beautiful and complete of the city, main gathering place of Festas Gualterianas's religious celebrations.

Textos adaptados de/ Texts adapted from:
Instituto Português do Património Arquitectónico
http://www.ippar.pt/pls/dippar/ippar_home
Guimarães - Apontamentos para a sua História, Padre António José Ferreira Caldas; 2.ª Edição, Guimarães, CMG/SMS, 1996, parte II, pp. 350/352

2 comentários:

Fénix - Bostonscapes disse...

What a beautiful photograph of such a delightful place. A treat for the eyes. Thank you!

nagraK disse...

Hi fénix
Thanks!
I also like this photo, this church and the surrounding garden are very beautiful.

Cheers